14.9.14

Os Maias | Segundo João Botelho

Em tom solene, precedido da devida vénia e tomando-me do espirito de João da Ega, que ontem baixou em mim na sala de cinema:
- Onde enfiou Vossa Excelência um milhão e meio, Senhor João Botelho?...

Dir-me-à, certamente, que os cenários são uma absoluta opção de estilo e que a obra é tão forte e merece de tal forma destaque que os mesmos cenários podem dar-se ao luxo de ser grosseiros, a roçar as telas que subiam e desciam os teatros de bairro ou das associações recreativas de há uns anos. Pois, talvez tenha razão, mas para chegar a essa conclusão eu teria de possuir certamente um nivel intelectual que me está vedado, como comum mortal... Na minha pequenez de espírito, imagine-se, idealizava eu que se recorresse a cenários reais, numa Lisboa que faz cada vez mais justiça à boa recuperação urbana com especial cuidado na manutenção da traça dos edifícios dessa época. Não sendo reais, que fossem então verdadeiramente estilizados e minimalistas, meros apontamentos cénicos, mas de classe, a servir de pano de fundo a uma obra-prima. Ou então - melhor opção para uma provinciana apaixonada pelo óbvio, como eu - que fossem cenários elaborados, detalhados e românticos, que servissem de moldura e complementassem com justiça a capacidade descritiva ímpar do autor. 
Mas não. Para minha surpresa, não. Eram só meia dúzia de papeis rudemente pintados, a ficcionar ruas, janelas sobre a cidade, vistas sobre o Douro... Penalizo-me, pois, por a minha intelectualidade não chegar lá...

Dir-me-à depois que na época as casas eram densas, escuras, que os ambientes eram soturnos, pesadões... Eram, certamente. Seriam, em boa parte dos casos, sobretudo nas casas abastadas e senhoriais, como sabemos, cheias de solenes reposteiros ornados de grossos galões, torcidos e batidos na madeira, as armas da casa, os oratórios com santas e santos sofredores... Mas, meu caro amigo, a coisa tinha estilo, tinha classe, tinha requinte, em muito bons casos. E dar-se-ia o caso de um deles ser o da familia Maia. Eça de Queirós eram um homem distinto, viajado, deu-se conta disso?... Sendo assim, porque recorreu V. Ex.ª ao acervo dos armazéns do Brás&Brás e o misturou em alegre desordem com o bric-a-brac das lojas de velharias - note que disse velharias, não antiguidades! - tudo com notas de grande mofo?.... 

Olhe, e o guarda-roupa? O que lhe passou pela cabeça? Que trapos eram aqueles, numa época de ouro da moda e da elegância?... Não lhe chegou dinheiro para as rendas, para as sedas, para as jóias?... Assim de repente: viu a produção de Equador?... Não lhe ruboriza as faces ter feito de Eça um pindérico?... Então a Maria Eduarda só conseguiu ter em todas as cenas um par de brincos de marcassites, dos mais reles da Rua da Prata?... Não lhe parece disparatadamente pouquechinho?... 

E a escolha dos atores?... Que raio de Carlos e Eduarda foi V. Ex.ª descortinar debaixo de que pedra?... O menino Carlos, bonito, sim senhor, mas onde deixou ele a chama?... E o pãozinho sem sal da Maria Eduarda?... O cavalheiro acha que era mesmo aquele perfil que Eça escolheria para um épico de faca e alguidar como este?... Convenhamos... Já ouviu falar em erros de casting?... Pois!

Olhe, e por fim, a direção de atores?... Que lhe "assucedeu"?... V. Ex.ª acha que ter um tom de época, falar com um léxico diferente e diferenciado dos nossos dias é o mesmo que declamar ou parecer empalhado?... Não lhe parece que para produção nacional dessa estirpe já nos bastaram os loucos anos '80 e '90 do séc. passado?...

Pronto, e para não me alongar nem bater mais no ceguinho, até porque o Rei continua a ir nu perante o aplauso entusiasta do público, e eu estou certamente a pregar aos peixinhos: Narrador?.... NARRADOR??? Inenarrável!!! Já alguém lhe disse que teve vontade de cortar os pulsos a ver a sua obra-prima?... Não? Pois olhe, vou ser original. Eu tive! 

Agora, ainda mal recomposta da violência a que durante duas horas fui ontem submetida, vou ali mandar rezar uma missa pela alma do meu querido Eça. Até porque foi ele, e apenas ele, com a supremacia da sua escrita, com o recorte das suas extraordinárias personagens, que conseguiu salvar a fita e arrancar-me alguns risos sinceros, na pele do impagável Ega. E pouco mais... 

Ó João Botelho! A mim fica a dever-me um bilhete. Ao Eça, o eventual sucesso de bilheteira que tenha. Não me leve a mal a crueza, mas para fazer isto, meu amigo, mais valia estar quietinho!

E ia eu levar a minha rica filha a ver "esta coisa" para se apaixonar pelo autor. Safa, minha rica menina! Em boa hora te safaste, por uma unha negra!


6 comentários:

  1. Ainda bem que avisas miúda. por acaso era um dos filmes que eu queria muito ir ver. Pelos Maias revisitados, pelo meu querido Eça.
    Tudo pobre.

    Beijinho))

    ResponderEliminar
  2. Andava com vontade de ver. Perdi-a toda.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15.9.14

    Sendo "Os Maias" uma obra que adoro, quando comecei a ver a apresentação decidi que seria o próximo a levar-me ao cinema. Mas poucos segundos depois, percebi que não... Os cenários e a própria interpretação fizeram-me logo mudar de ideias...
    Para ajudar, a apresentação que se seguiu foi "Magia ao luar", que me fez esquecer a anterior imediatamente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, se já tinhas ficado com essa sensação... não vás!!!! ;)
      Já o Magia ao Luar, acho que vale muito a pena - sobretudo pelo "argumento" de peso que ambas conhecemos ;)

      Eliminar
  4. A todas,

    Creio que, quem goste de Eça jamais gostará de ver aquele filme, mas, sobretudo, pela péssima qualidade cinematográfica da adaptação.
    Em todo o caso, embora ache que o Sr. João Botelho merecesse salas vazias, acho que não se devem influenciar demasiado pelo meu comentário. Nem sempre olhamos paras as mesmas coisas de igual perspetiva ;)

    ResponderEliminar
  5. Estou verdadeiramente chocada

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.