20.2.13

Doces memórias


Ainda de volta dos ovos de galinha a sério que o pai arranjou, e porque é um dos poucos doces que ele aprecia - e muito! - e porque era um dos muitos doces que a minha avó fazia bem  - e muito! - e porque sinto que ela tem andado por perto, e porque há dias em que a saudade aperta mais, e porque uma das suas formas de nos dizer infinitas vezes como e quanto nos amava era a cozinhar para nós, ontem lembrei-me que estava na altura de fazer o meu primeiro pudim de ovos. E fiz. E, tenha sido por sorte ou porque a mão dela me tenha conduzido, para mim, ficou exatamente igual aos seus!

Aqui fica a receita, para quem fique com vontade de experimentar. Tão fácil que parece brincadeira de crianças:
Ovos: 12
Leite: 1 lt
Açúcar: 275 g
Batem-se muito bem os ovos e mistura-se o açúcar. Bate-se muito bem até ficar uma mistura aveludada. Por último deita-se o leite e envolve-se tudo. Vai ao forno, cerca de 45 a 50 minutos, em banho maria, numa forma caramelizada.

Nota: esta quantidade de ingredientes requer uma forma de pudim grande; no meu caso, como era a estreia, fui surpreendida com uma porção que excedia a forma que tinha e acabei por fazer dois pudins iguais a este :)