12.1.13

Avelãs... e chocolate... e aveia




Na passada semana uma amiga ofereceu-me um generoso saco de avelãs, vindas de terras transmontanas.  Fiquei com vontade de as aproveitar para uma receita de bolo ou bolachas. Logo em seguida vi a receita da Ana e, sem pestanejar, percebi logo que destino lhes ia dar. 

Não me lembro há quantos anos não descascava avelãs e já nem me lembrava de como é fácil. Ao contrário das nozes, a casca sai quase sempre em duas metades e a avelã intacta, de uma assentada. E de como parecem, desnudadas, pequenos bolbos de planta primaveril... E também não me lembrava do cheiro delicioso que fica pela casa quando as torramos no forno. Que maravilha!

E pronto, é isto. À receita de meio maio roubei um pouco na porção dos pedaços de chocolate e juntei as avelãs torradas. O sabor é delicioso e, mal corrija na próxima a temperatura do forno - as minha ficaram ligeiramente queimadas na base, mas nada que comprometa o sabor - o resultado será perfeito. 
Fazem-se num abrir e piscar de olhos. Experimentem!

5 comentários:

  1. Que bom que as experimentaste! E com avelãs devem ficar fantásticas!
    Gosto mesmo destas partilhas :)
    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Aline, experimenta. São mesmo fáceis e muito boas :)

    ResponderEliminar
  3. Ana, as avelãs dão-lhes um toque especial, é verdade, mas sem elas também ficariam boas. Também adoro estas partilhas :)

    Um grande beijinho para ti também

    ResponderEliminar
  4. Tão lindas, que vontade de ir a correr para casa e fazer uma fornada delas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.